06 setembro 2011

Brazilian Day agita brasileiros e turistas, em Nova York


Credito: André Segolin
Serginho Groisman e o tenista Guga
Marília Cardoso, de Nova York 

O Brazilian Day a cada ano ganha mais espaço em Nova York. Neste domingo (4) o evento foi exibido a cada 7 minutos em um dos telões da Times Square, uma das regiões mais famosas de Manhattan. Muitos turistas curiosos foram até a rua 46, a famosa "Little Brazil", para descobrir o motivo de tanta agitação. 

O dia foi de muita comemoração, não só dos brasileiros como também dos estrangeiros que vestiam as cores do Brasil e foram tentar aprender o samba brasileiro. Em meio à multidão, o VNews encontrou com varios "gringos" usando a camisa verde e amarela. "Estou a passeio em Nova York e fiquei encantada com tudo isso. Ja fui até experiementar a comida brasileira e adorei, isso tudo é muito bonito", disse Sylvia Migasieloica, turista da Alemanha. 

"Sou gringo, mas brasileiro de coração", declara todo empolgado Eric Levine, americano de 21 anos. Eric morou por 4 meses no Brasil e fala um pouco de português, mas se diz apaixonado pelo país. Já o canadense Michael Rom, de 23 anos, vai ao Brazilian Day para ficar mais próximo da cultura brasileira, alem de comer o "arroz com feijão", sua comida preferida. 

Credito: André Segolin
O turista americano Eric Levine
Com uma camisa do Brasil, e muito animado, encontramos outro americano, Omero Gold. Há 7 anos ele vai ao Brazilian Day e fala que o melhor sorriso é do brasileiro. Já Jefferson Marchan estava dividindo o horário de trabalho entre a cafeteria e a rua do Brazilian Day. Marchan diz ter adorado o 'calor' brasileiro. 

Segunda a Polícia de Nova York o evento não teve nenhuma ocorrência grave. 

27 anos de Brazilian Day em Nova York 

O Brazilian Day fechou 14 quarteirões em Manhattan. Este foi o 27º ano de comemoração do dia mais esperado por milhares de brasileiros que vivem nos Estados Unidos. O evento foi comandado pelo apresentador Serginho Groisman, e teve a participação do ex-tenista Gustavo Kuerten e shows do cantor baiano Netinho, Exaltasamba e Luan Santana. 

Foram dois dias de comemoração. No sábado, teve a "Lavagem da Rua 46" com a presença do cantor Netinho e dos bonecos gigantes de Olinda. "A Lavagem é o primeiro e único desfile cultural brasileiro nos Estados Unidos", explicou Silva Magda, organizadora do evento. 

Credito: André Segolin
Depoimento da brasileira Heloísa Assaro
No domingo, com cerca de 1 milhão de pessoas, Serginho Groisman subiu ao palco com Gustavo Kuerten. "Confesso que nunca tive tanta gente torcendo junto", disse Guga. O tenista comparou a carreira com os brasileiros que moram nos Estados Unidos. Guga deu o seu exemplo de vida e aconselhou a cada um superar as dificuldades para tentar chegar sempre mais longe: "Assim foi o que eu fiz e me tornei o número 1 do mundo". 

Depoimento da brasileira Heloísa Assaro]Logo em seguida foi a vez de João de Matos, idealizador do evento, subir ao palco. O momento de maior emoção ficou por conta da brasileira Heloísa Assaro. O marido dela era bombeiro e morreu tentando salvar vidas no dia dos atentados às torres gêmeas do World Trade Center. Em seguida foi a vez do fenômeno brasileiro Luan Santana. 

Luan Santana 'voa' no Brazilian Day 

Credito: Marilia Cardoso
Luan Santana flutua no palco
Pela primeira vez cantando no exterior, o cantor Luan Santana não poderia ter começado a carreira internacional em lugar melhor. Para iniciar em grande estilo, o cantor surpreendeu um milhão de pessoas 'voando' no palco. 

Luan agradeceu os brasileiros e disse: "Eu amo vocês, obrigado Nova York, obrigado Brasil". Ao cantar a música "Vou Voar", Luan foi suspenso por cabos levando os fãs brasileiros ao delírio. Durante o show, o cantor disse estar emocionado e de ter sido um dia mais que especial para ele.



Fonte : vnews.com.br